A EscolaAtividadesAstrovivênciaAstrológicaPegasusCosmosAtendimento
Direção e Coordenação: Robson Papaleo      
Home
Cursos
Programação
Calendário
Central de Pesquisas
GaiaBrasilis
CBA´s
Sextas na Gaia
Pátio do Colégio
Centro Cultural
Galeria
Quem Somos
Cadastro
Como Chegar
Fale Conosco
Artigos



Um Projeto que toma forma... sem prazo para terminar !

Desde meados de 1973, Robson Papaleo já voltava sua atenção para os assuntos esotéricos, e na sua busca pelo conhecimento teve contato com a Astrologia. A espiritualidade fazia parte de sua vida através de seus pais, Domingos e Juraci, e não foi difícil o envolvimento com esse mundo mágico e fascinante. Mesmo que seu pai tivesse contato somente comercial com o astrólogo mais popular da época, Omar Cardoso, isso foi o suficiente para que a caminhada em direção à Astrologia fosse iniciada.

Estudou com profundidade esta ciência através de livros e inúmeros cursos. Mesmo tendo concluído o curso de Arquitetura e Urbanismo e se especializado em Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Cultural, nunca deixou de se dedicar à Astrologia. Num determinado momento sentiu necessidade de levar este conhecimento às pessoas, através do atendimento pelo Mapa Natal.

Como conseqüência natural dessa necessidade de divulgar a Astrologia e coloca-la em seu devido lugar de destaque tem início um projeto que inicia um processo de realização.

Com o apoio de Luiza, sua mulher, e de seu filho Paulo,
dá início então a concretização de um sonho:


PROJETO GAIA

1992
É fundada a GAIA • Escola de Astrologia com o objetivo de levar o conhecimento astrológico ao maior número de pessoas possível, e possibilitar o acesso a todos a esta linguagem do futuro e ao entendimento do processo da vida.

1993
É desenvolvido um método de ensino e um currículo completo, amplo e de fácil assimilação, respeitando o currículo exigido pela ABA - Associação Brasileira de Astrologia, na qual a GAIA é registra, tendo seus cursos reconhecidos por esta entidade e pelo Sindicato dos Astrólogos do Estado de São Paulo.

1994
É colocado em prática um antigo sonho : a BIBLIOTECA ESOTÉRICA, possibilitando a todos os alunos e freqüentadores da GAIA acesso ao melhor da literatura esotérica existente, incorporando o acervo pessoal de Robson Papaleo e títulos atuais que freqüentemente se incorporam ao existente.

1995
É criada a ASTROVIVÊNCIA® ,uma maneira diferente de levar as pessoas a entrar em contato com as forças planetárias que existem dentro de todos. Uma oportunidade de sentir de perto toda a energia contida na simbologia dos planetas e em cada um de nós. Uma experiência rica em símbolos e atividades individuais e em grupo. Robson Papaleo, com a psicóloga junguiana Eliana Bonfá Diare, inicia estas atividades levando astrólogos, estudantes de Astrologia e o público em geral a uma “viagem inesquecível pelo cosmos”, segundo as palavras de vários astroviventes.

Com a colaboração da amiga, a taróloga Maria do Carmo Aparecida da Silva, são formados os Cursos de Tarô, iniciando um novo ciclo da escola. Atualmente a cadeira de Tarô é dirigida pela esposa Luiza Maria Pinheiro O. Papaleo.

1996
Inicia-se uma atividade que já se tornou tradicional na programação cultural da cidade: as Sextas na GAIA onde semanalmente inúmeros profissionais e estudiosos das mais diversas áreas do conhecimento esotérico, científico ou alternativo, divulgam seus conhecimentos através de palestras abertas e gratuitas, possibilitando uma maior compreensão das ciências e correntes de pensamento moderno. Mesmo sendo estas palestras e atividades gratuitas, coloca opcionalmente a colaboração para a campanha do “COFRINHO DA A.A.C.D.”
Neste ano a Gaia inicia uma tradição: a comemoração do dia do Astrólogo no dia 06 de Janeiro sempre reunindo alunos e amigos da Gaia  e o Reveillon dos Astrólogos, um jantar de confraternização em comemoração ao Dia da Astrologia sempre pr´[oximo ao Ingresso do Sol em Áries.

1997
Robson Papaleo é convidado a participar de programas de rádio, TV e palestras em diversos locais, tendo a chance de divulgar com maior amplitude a Astrologia. Realiza inúmeras palestras em encontros de Astrologia junto com outros colegas e publica artigos em jornais e revistas. Participou por dois anos regularmente do programa diário de TV "VIVA O SHOW", com o comando e direção do apresentador Evê Sobral.

No mesmo ano é lançado o Boletim Informativo da Gaia: COSMOS, que informa astrólogos e alunos sobre os últimos assuntos e notícias, efemérides do mês e outras informações do meio astrológico.

Neste mesmo ano, com a intenção de integrar a classe astrológica, é realizado pela primeira vez o concorrido Reveillon dos Astrólogos, que se tornou uma tradição, sempre na passagem do equinócio em 21 de Março, confraternizando astrólogos e estudantes de Astrologia.

1998
Unindo-se a colegas astrólogos, Robson Papaleo participa da reformulação dos Estatutos da ABA - Associação Brasileira de Astrologia, visando a união da classe e a retomada da Astrologia ao seu lugar de destaque, concluindo-se os trabalhos em Junho de 2001.

Integrando-se aos movimentos da tecnologia da época, é colocado no ar o site da
GAIA • Escola de Astrologia com informações sobre a Astrologia e atividades da escola.

Surge a LISTA DA GAIA, que integra alunos, ex-alunos e professores da GAIA que constantemente se comunicam para troca de informações e opiniões sobre Astrologia e outros temas.

O boletim COSMOS assume outra forma e se torna um informativo eletrônico que é enviado através de e-mail a astrólogos, estudantes e interessados em Astrologia e a participar das inúmeras atividades oferecidas pela GAIA: o Cosmos pela Net

1999
Em novas instalações da GAIA,à Avenida Lacerda Franco, é aberto ao público o AUDITÓRIO MERCÚRIO, iniciando uma nova fase da escola de Astrologia, com uma maior infra-estrutura e facilidades.

No mesmo ano é inaugurado um novo espaço que fará história no cenário cultural astrológico : o AUDITÓRIO JÚPITER, onde é realizada pela primeira vez, com a colaboração e o incentivo permanente da amiga, astróloga, acupunturista e titular da Cadeira de Astrologia e Saúde da GAIA, a sempre presente Marília Soares Ribeiro, a ASTROLÓGICA • Encontro Anual de Astrologia, encontro de astrólogos que reúne profissionais, estudantes e interessados, tornando este evento parte do calendário astrológico, sendo realizada desde então todos os anos no mês de Julho.

2OOO
Neste ano Robson Papaleo é convidado pelo portal ZIP NET a organizar o mais completo informativo sobre Astrologia para leigos atingindo uma imensa massa da população através do ZIP ASTRAL, com uma média de 1.700.000 visitas mensais (junho/2001).

Em 2OO1 é formada a Comissão Organizadora da ASTROLÓGICA, com a participação de Robson Papaleo, Carla Carneiro Ribeiro, Larissa Ferreira, Mônica D'Andrea, Rose Severio e Tania Vidigal.

Incorpora-se mais uma atividade à GAIA, desta vez incrementando as já tradicionais SEXTAS NA GAIA : as Sessões de Cinema na Gaia, onde regularmente são exibidos filmes seguidos de análises e discussões com base na Astrologia, Psicologia, Psicanálise e Mitologia, contando com a presença de profissionais da área em cada sessão de cinema, com a colaboração inicial do astrólogo, psicanalista e professor de psicanálise e Mitologias Comparadas, Rodrigo Reis.

Neste mesmo ano é inaugurada a livraria esotérica GAIABOOK. Desta forma muitos poderão ter acesso aos melhores títulos na área da Astrologia e outros títulos esotéricos do mercado editorial no Brasil.

Através da GAIABOOK foram realizadas atividades como cursos, palestras e exposições ligadas à área do esoterismo e do auto conhecimento, bem como eventos correlatos.

2OO2
Depois de um período de muito trabalho e dedicação começa um novo ciclo em que muitos projetos foram realizados e concretizados. Durante o decorrer deste ano muitas atividades e eventos foram realizados, marcando os preparativos para os 1O anos de atividades e dando início a mais um período em que muitos projetos foram lançados em prol da Astrologia e da divulgação do conhecimento.

Cumprindo mais uma fase importante do PROJETO GAIA, é inaugurado em Janeiro de 2OO2 o Centro Cultural Esotérico, uma opção de lazer e cultura em São Paulo. Com a intenção de prover a sociedade de conhecimentos e informações, sem restrições, sobre Astrologia e assuntos correlatos, visando o autoconhecimento e incremento do potencial do ser humano, a GAIA abre ao público este espaço multifuncional onde ocorrem várias atividades das quais podemos destacar shows musicais, espetáculos de danças étnicas, exposições, lançamentos de livros e cd's e outras inúmeras atividades ligadas ao mundo da Astrologia e outras formas de auto conhecimento e desenvolvimento pessoal. Este Centro Cultural Esotérico incorpora em suas atividades os cursos de Tarô, Baralho Cigano, Feng Shui e Radiestesia.

Iniciando as atividades do Centro Cultural Esotérico em Janeiro de 2002 é realizada a
MISTYKA • Feira Cultural e Esotérica, onde são apresentados espetáculos de dança circular sagrada, dança do ventre, dança cigana e palestras abertas ao público. São oferecidos atendimentos a oráculos milenares como Tarô, Baralho Cigano, Runas e Quirologia, evento que em sua primeira edição reúne um público de 200 pessoas, tornando-se evento regular.

Em Fevereiro de 2002, unem-se Robson Papaleo, Patrícia Boni, Nádia Oliveira para formar o grupo GaiaBrasilis, com o objetivo de realizar trabalhos que divulguem as diversas possibilidades da Astrologia através de uma linguagem clara e descontraída, utilizando os mais variados recursos para incorporar esta arte/ciência ao cotidiano brasileiro.

Em Abril de 2002 o UOL • O maior portal da Internet da America Latina convida Robson Papaleo como parceiro para colocar no ar o Gaiastral, o mais completo informativo sobre Astrologia, remanescente do ZIP ASTRAL, em uma nova fase e reformulado para atingir uma imensa massa da população com esclarecimentos sobre Astrologia, dicas, informações e previsões diárias.

Em Outubro de 2002 é inaugurado o Espaço Vênus, área de exposições e atividades tendo como primeira atividade uma palestra com o astrólogo curitibano João Acuio, apresentando o tema "O CAVALEIRO DAS TREVAS NO ZODÍACO", realizando a vernissage da exposição "CÉU EM TRANSE EM GOTHAM CITY" e relançando o livro de sua autoria "CÉU EM TRANSE".

GAIA • 2OO2 • 1O ANOS DE ASTROLOGIA
Em 03 de Dezembro de 2002 a GAIA completa 10 anos de atividade, reunindo amigos, colegas, alunos e ex-alunos para comemorar essa jornada em prol da Astrologia.

2OO3
Um ano em que muitas atividades foram realizadas. Sessões de Cinema, tardes Musicais e outras mais. Entretanto o mais significativo foi a participação da Gaia com stand na Feira da Natividade 2003, realizada no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi. pela primeira vez uma escola de astrologia participa de um evento público com stand divulgando a Astrologia e realizando vendas de produtos esotéricos.

O grupo GaiaBrasilis, inicia uma nova fase com a apresentação de trabalho de pesquisa na ASTROLÓGICA • Encontro Anual de Astrologia sobre as passagens de Urano em Peixes na História do Brasil:
Urano em Peixes • A Invenção do Brasil

GAIA • 2OO4 • 12 ANOS DE ASTROLOGIA • Aniversário de Júpiter
Para este ano muitas atividades estão sendo programadas, marcando mais um ano de trabalho e os 12 anos de atividade da GAIA, o retorno de Júpiter, e agitando ainda mais a Astrologia no Brasil. O grupo GaiaBrasilis lança os CBA´s • Cadernos Brasileiros de Astrologia, publicações trimestrais que documentam a produção dos astrólogos brasileiros, suas pesquisas e pensamentos. 

Ainda na ASTROLÓGICA • Encontro Anual de Astrologia deste ano apresenta o trabalho comemorando os 450 anos de fundação da cidade:
São Paulo de Piratininga • Os Rebeldes da Muralha, sendo o CBA nº 01.

2OO5
Em 2005 Glaubert Ribeiro, diretor da Tátika Assessoria, une-se à Gaia para colaborar na organização de eventos e atividades. 

Numa iniciativa única e histórica, com a coordenação de Ana Maria Gonzalez, grande amiga e astróloga, é implantado na Gaia o CPG • Central de Pesquisas da Gaia, um departamento que tem como função incentivar a pesquisa e a produção de trabalhos de alunos e novos pesquisadores na Astrologia. 

É realizada pela primeira vez a Semana da Astrologia, evento que antecede a Astrológica ® Encontro Anual de Astrologia, contando com diversas atividades ligadas à arte, música, exposições e palestras abertas ao público para a divulgação da Astrologia. 

O grupo GaiaBrasilis lança em CD-rom o trabalho anual de pesquisa: Os Anos de Chumbo • Pra frente Brasil..., registrado na primeira edição da revista COSMOS com CD-rom encartado

2OO6
É firmado convênio com o STB • Student Travel Bureau, associada à UNESCO, possibilitando aos alunos regulares da Gaia obterem a Carteira Internacional de Estudantes, com direito a descontos em diversos serviços, desde teatros, cinemas, livrarias e lojas afiliadas.

2OO7
A Gaia o Escola de Astrologia, completando 15 anos de trabalhos, firma diversos convênios para contemplar alunos e ex-alunos com serviços e descontos
-União Cultural Brasil-Estados Unidos
-Hotel Fazenda Peraltas
-Fundação CEU • Centro de Estudos do Universo

É realizada a 1ª Viagem ao CEU, excursão à cidade de Brotas com estadia no Hotel Fazenda Peraltas e visita às instalações da Fundação CEU, onde os alunos da Gaia tiveram acesso ao planetário, salas de multimídia e telescópios para visualização do céu noturno.

2OO8
É realizada a 10ª edição da ASTROLÓGICA ® Encontro Anual de Astrologia, reunindo mais de 150 participantes, juntamente com a 4ª Semana da Astrologia, com atividades abertas ao público, atraindo aproximadamente 400 pessoas em 10 dias de atividades. 

O Grupo GaiaBrasilis lança seu primeiro trabalho em DVD, com a pesquisa feita em forma de documentário: "200 • O Processo da Independência do Brasil". 

Encerrando o ano a Gaia se instala em nova sede no bairro da Vila Mariana, com maior espaço e infra-estrutura, numa casa próxima ao Museu Lasar Segall e ao Parque Modernista, facilitando o acesso à população da cidade de São Paulo e outras localidades, com acesso pelas principais avenidas e próxima ao Metro.

2OO9
Mais um ano em que a Gaia muda sua sede. Instala-se numa ampla casa no bairro do Paraíso, próxima à Avenida Paulista com vários acessos de todos os pontos da cidade e próxima ao Metrô Paraíso, com acesso às Linhas Azul e Verde.

É implantado o Clube da Gaia, com diversas facilidades a alunos e ex-alunos. São iniciadas as Aulas Temáticas, cursos de curtíssima duração sobre diversos temas da Astrologia.

É criada a Livraria da Gaia, com vendas on line, oferecendo os mais variados títulos em Astrologia e artes e ciências esotéricas.

2O1O
Um ano de grandes realizações. São iniciados os encontros dos Ingressos do Sol, encontros mensais comentando sobre previsões para os signos, o Brasil e o Mundo. 

Com a construção do novo Auditório Júpiter são iniciadas várias atividades. Dentre elas o Sarau Astral, encontro em que são realizadas palestras de Astrologia, com degustação de especiarias vegetarianas, música, arte e poesia. 

São retomadas as atividades da Semana de Astrologia e a Astrológica ® Encontro Anual de Astrologia A Gaia Escola de astrologia faz parceria com a produtora de arte
Mundo Pensante que realiza exposições, eventos artísticos e culturais.

É firmado convênio com a UMES • União Municipal dos Estudantes Secundaristas, possibilitando aos alunos regulares da Gaia obterem a Carteira Internacional de Estudantes, com direito a descontos em diversos serviços, desde teatros, cinemas, livrarias e lojas afiliadas.

É formado o Grupo G8, grupo de astrólogos, economistas, historiadores e jornalistas que realiza regularmente reuniões abertas ao público comentando obre os acontecimentos sociais, políticos e econômicos à luz da Astrologia Mundial. Realizados no Auditório Júpiter, nas dependências da Gaia, essas reuniões, que lotam o auditório, têm por objetivo discutir a situação atual e os rumos do Brasil e do Mundo.
Os componentes do Grupo G8: Boanerges Ramos Freire, Masahiro Hara, Patrícia Valente,,Rui Sá Silva Barros e o Grupo GaiaBrasilis: João Henrique Bianco, Nádia Oliveira, Patrícia Boni, Robson Papaleo. O Grupo G8 realiza debates abertos ao público 2 vezes ao ano: Em fevereiro, no PERSPECTIVAS, com comentários sobre o Brasil e o mundo para o ano que se inicia, e em Julho, na Semana da Astrologia,

2O11
Muitas atividades marcaram esse ano. a ASTROLÓGICA ® 2011 foi marcada pela primeira inserção de um palestrante estrangeiro, Jose Esteban Amaro Ayala (Lima, PERÚ), e ainda com a presença de um ilustre colega do nordeste, Eduardo Maia (Recife, PE). 

Ainda em parceria com a
produtora de arte Mundo Pensante tem início uma nova etapa da Gaia com a implementação de cursos transdisciplinares, envolvendo várias áreas do conhecimento humano, para ampliar a visão do astrólogo e outros profissionais e pessoas interessadas em entender e conversar sobre a vida. Cursos rápidos nas mais diversas áreas (ética, arte, filosofia, psicologia e religião) que introduzem a um novo tipo de pensamento e visão do mundo. 

GAIA • 2O12 • 20 ANOS DE ASTROLOGIA

Nesse ano em a a Gaia Escola de Astrologia completa 20 anos de trabalhos, acontecem várias comemorações:

10 anos do GaiaBrasilis: nesse ano, na Astrológica ® 2012 o Grupo GaiaBrasilis faz uma retrospectiva emocionante dos 10 anos de trabalho em equipe em prol à Astrologia Mundial

10 anos do Centro Cultural Esotérico: departamento da Gaia que trata de matérias associadas às artes divinatórias e ciências esotéricas, formando profissionais sérios e competentes e realizando regularmente as feiras culturais esotéricas abertas ao público.


10 anos do Gaiastral: Em parceria com o UOL a Gaia tem publicado diariamente horóscopos com acesso a milhares de pessoas com que visitam as páginas do UOL.

Mais um ano de um grande salto para a Gaia: em Outubro de 2012 a Gaia transfere sua sede para novas instalações na Vila Mariana, com mais estrutura e facilidade para os alunos e o público em geral. 
Localizada numa casa de 500 m² a nova sede da Gaia conta com 5 salas de aulas, Sala de Projeção, Auditório, livraria, cantina, biblioteca, área de convívio, salas de atendimento e uma infraestrutura completa para o ensino da Astrologia.

Um ano especial em que essa mudança dá abertura para que Paulo Papaleo, filho de Robson Papaleo, inaugure o Centro Cultural
Mundo Pensante em espaço próprio na Bela Vista, em São Paulo, tradicional região dedicada às artes, música, teatro e gastronomia. Esse projeto teve origem dentro das dependências da Gaia Escola de Astrologia, onde foram realizadas diversas atividades. É como um filho da Gaia, que cresceu e se torna livre, grande e forte.

2O13
Começa um novo projeto:
Gaia Cultural: departamento transdisciplinar que realiza cursos de informação em diversas áreas do conhecimento humano. Sempre com a missão de difundir o conhecimento e promover a articulação das mais variadas áreas do saber, é criado um departamento de atividades transdisciplinares para colaborar com essa grande tarefa.
Com a intenção de promover a articulação de conhecimentos, o diálogo e a reflexão, a Gaia Cultural incentiva a transdisciplinaridade através do ensino crítico de saberes fundamentais como a arte, a ciência, a filosofia, a espiritualidade e a reflexão da sociedade e sua história em suas mais diversas manifestações.

2O14
Muitas atividades marcaram esse ano. A temporada de Oficinas de Astrologia trouxe diversos profissionais para apresentarem seus trabalhos marcando uma nova fase dos cursos de formação da Gaia.
Em 2014 foi realizada a 15ª edição da Astrológica ® Encontro Anual de Astrologia, onde tivemos a honra de receber a ilustre presença do astrólogo uruguaio Boris Cristoff que nos brindou com seu entusiasmo e alegria, trazendo seus projetos, ensinamentos, técnicas e principalmente uma lição de vida dedicada à Astrologia. Essa presença marca o início da participação de astrólogos de outros países que abrilhantarão esse grande encontro da Astrologia.

2O15
Foi um ano de comemorações. Em 2015 foi realizada a 10ª edição da Semana da Astrologia, antecedendo a ASTROLÓGICA ® 2015, com atividades abertas ao público, com palestras, seminários, exibição de vídeos, fóruns, debates, atividades e muita agitação com atrações e entrada franca. 10 anos de divulgação da Astrologia na cidade.
Na 16ª edição da Astrológica ® 2015 • Encontro Anual de Astrologia tivemos a honra de receber o astrólogo Zeferino Costa, o mais antigo astrólogo em atuação no Brasil, trazendo suas experiências e conselhos para a nova geração de astrólogos. Entrevistado pelo astrólogo George Ferreira Jorge, a entrevista foi o ponto máximo da Astrológica deste ano.
Também foi realizada a 36ª Astrovivência, completando 20 anos de realização.

2O16
Em 2016 foi realizada a 20ª edição do Reveillon dos Astrólogos, um evento que se tornou uma tradição na Astrologia no Brasil, reunindo astrólogos, estudantes e simpatizantes da Astrologia, com a participação de Yvette Matos.
Na 17ª edição da Astrológica ® 2016 • Encontro Anual de Astrologia tivemos a honra de receber a astróloga Anna Maria da Costa Ribeiro, entrevistada pelo astrólogo George Ferreira Jorge, a entrevista foi o ponto máximo da Astrológica deste ano.

Aguardemos as novidades para os próximos anos. E há muitos pela frente !



voltar



uitas

© 2017 - Gaia Escola de Astrologia
Unidade SP - Rua Frei Eusébio da Soledade 74 - Vila Mariana - Cep: 04106-030 - São Paulo, SP - Tel: (11) 5084-3256